AutorJaqueline Zarbato
Sua instituiçãoUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS
Co-autorMaria Helena Pinto
Instituição co-autorUniversidade do Porto
Área Temática16. História
TítuloEnsino de História, diversidade e cultura patrimonial.
Resumo

Este simpósio temático congrega as abordagens sobre Ensino de história e as dimensões da Educação histórica com a cultura patrimonial no Brasil e em Portugal, possibilitando as diferentes estratégias de ensino e aprendizagem histórica. Abarcando e suscitando a complexidade das concepções acerca do patrimônio cultural, suas confluências em valorizar as identidades, as diversidades, memórias, edificações, educação patrimonial, as tecnologias que podem ser inseridas na História ensinada e do aporte da Educação Histórica, sensibilizando os sujeitos a diferentes fundamentações, estudos e narrativas. Torna-se importante dialogar sobre as diferentes experiências educativas que abordem ou contemplem as nuances da formação histórica dos bens patrimoniais materiais e imateriais. Nesse sentido, se compreende o emaranhado de abordagens teóricas e metodológicas sobre os processos de preservação, valorização, divulgação e produção do conhecimento sobre o patrimônio cultural material e imaterial, que, como principal instância reverbera História ensinada, em diferentes níveis de ensino.
Assim, o ST agrupará pesquisas, experiências de saber docente em diferentes níveis de ensino, projetos de ensino e extensão que versem sobre as abordagens de ensinar história com a perspectiva da Educação histórica que envolvam temas e ações com o envolvimento da diversidade e cultura patrimonial. Com pesquisas sobre museus, bens patrimoniais, educação histórica e educação patrimonial, aprendizagem histórica, patrimônio afro brasileiro e as dimensões educativas.

Palavras-chave
  • Ensino de História
  • Educação histórica
  • Patrimônio cultural