NomeJoão Renan Almeida dos Santos
Sua instituiçãoUniversidade estadual do Centro Oeste
Sua titulaçãoGraduado
Área Temática12. Estudos Econômicos
Grupo TemáticoOs efeitos qualidade da informação contábil na Auditoria interna e externa e na Perícia Contábil
TítuloQUALIDADE DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS:  valores éticos na organização

Os valores éticos são fundamentais para o bom funcionamento de qualquer organização, inclusive no que diz respeito à qualidade das informações contábeis. A ética na contabilidade se relaciona diretamente com a integridade e a confiabilidade das informações financeiras e contábeis de uma empresa, uma vez que são utilizadas para tomadas de decisões importantes por parte dos gestores e investidores.
Este resumo tem por objetivo identificar os valores éticos mais relevantes na organização em relação à produção e divulgação das informações contábeis.
Os valores éticos na organização se referem a um conjunto de princípios morais que orientam a conduta dos profissionais e das pessoas envolvidas nas atividades da empresa. Entre esses valores, estão a honestidade, a transparência, a responsabilidade e a justiça. Quando os valores éticos são exaltados e valorizados pela organização, cria-se um ambiente de confiança e respeito mútuo, o que contribui para o estabelecimento de uma cultura ética e para a melhoria da qualidade das informações contábeis.
A qualidade das informações contábeis está diretamente relacionada à ética na contabilidade, em que a ética na contabilidade exige que as informações financeiras e contábeis sejam precisas, controladas e relevantes para as decisões dos usuários das informações contábeis. O descumprimento de princípios éticos pode resultar em informações contábeis imprecisas, omissão de informações importantes ou até mesmo manipulação de dados, o que pode trazer prejuízos para a empresa e para os seus stakeholders.
Por isso, é importante que as empresas incentivem, participem e valorizem a ética na contabilidade, por meio da adoção de políticas e práticas que promovam a transparência e a responsabilidade na divulgação das informações contábeis. Isso claro inclui a adoção de sistemas de contabilidade adequados, a formação e capacitação dos profissionais de contabilidade, a utilização de auditorias independentes e a divulgação.

• Contabilidade
  • Ética profissional