NomeBianca Chagas Rodrigues
TitulaçãoMestre
InstituiçãoUniversidade Estadual do Centro Oeste UNICENTRO
Área Temática12. Estudos Econômicos
Grupo TemáticoOs efeitos qualidade da informação contábil na Auditoria interna e externa e na Perícia Contábil
TítuloÉTICA NA PROFISSÃO CONTÁBIL: impacto dos estudos da disciplina de ética no curso de Ciências Contábeis – UNICENTRO - PR

A ética na profissão do contador é um tema relevante, visto que os profissionais da contabilidade possuem a responsabilidade de lidar com informações financeiras e contábeis de empresas e organizações. O cumprimento de padrões éticos é fundamental para a manutenção da integridade e da confiabilidade da profissão.
Este resumo tem o objetivo de analisar a postura e o conhecimento de discentes de contabilidade que ainda estão em sala de aula, comparado com aqueles profissionais já formados, identificando o conhecimento entre a ética e a moral por parte dos discentes e egressos formados em Ciências Contábeis na UNICENTRO. Isto possibilitou uma análise da postura dos mesmos a partir de seus conhecimentos e constatar se é suficiente para uma ação ética quando tornado um profissional contábil.
Nesse sentido, a disciplina de ética no Curso de Ciências Contábeis contribui significativamente na formação dos futuros profissionais da área. Durante o curso, os estudantes são apresentados aos conceitos de ética e moralidade, bem como às normas e regulamentações que regem a profissão. São apresentados casos práticos e situações que permitem tomada de decisão ética, o que ajuda os alunos a desenvolverem habilidades de pensamento crítico e tomadas de decisões pautadas em princípios éticos.
O estudo da ética na profissão contábil tem um impacto direto na conduta dos profissionais pois, a disciplina permite que os estudantes compreendam a importância de manter a integridade e a honestidade na profissão, e tomar decisões com base em princípios éticos e valores morais. A ética é fundamental para nortear o comportamento humano, a um padrão aceito por todos na sociedade, e não deixa de ser diferente na profissão contábil.
Além disso, o estudo da ética em Ciências Contábeis contribui para a formação de profissionais mais capacitados e competentes. O conhecimento e a compreensão das normas éticas e regulamentações contábeis permitem que os profissionais atuem de forma mais segura e efic

• Conhecimento ético contábil
  • Ética na contabilidade