NomeSabrina Oliveira
Sua instituiçãoUniversidade Estadual do Centro Oeste UNICENTRO
Sua titulaçãoGraduado
Área Temática08. Educação
Grupo TemáticoPEDAGOGIA SOCIAL. Educando para la dignidad y la ciudadania sostenible.
TítuloA ESCOLA CONTRA A BARBÁRIE: uma reflexão sobre o massacre de Suzano

O objetivo do presente estudo foi fazer uma análise do massacre, ocorrido na Escola Estadual Raul Brasil, na manhã do dia 13/03/19 em Suzano, para identificar algumas motivações de natureza psicológica e sociológica que produzem reincidentes atos de irracionalidade contra pessoas inocentes e indefesas. E, a partir dessa reflexão inicial, buscou-se propor formas de enfrentamento destas manifestações de barbárie tanto no interior quanto fora da escola. O referencial teórico utilizado foram as ideias do texto Educação após Auschwitz de Theodor Adorno. O texto inicia com uma descrição do massacre de Suzano e sua repercussão na mídia e entre políticos e autoridades responsáveis pela segurança pública. Na sequência são levantadas, a partir das ideias de Adorno, tendências de natureza individual e social que caracterizam o ofuscamento e a indiferença na sociedade contemporânea. Por fim, são apresentas alternativas de prevenção alicerçadas numa gestão interdisciplinar. Com esta análise constatou-se que a educação atual precisa ser repensada para propiciar um clima cultural contra a barbárie capaz de combater o embrutecimento dos educandos e valorizar a autonomia para o porvir de uma sociedade mais humana.

• Escola
  • Gestão Escolar