Nomeleticia laleska gabriel
Sua instituiçãouniversidade federal do rio grande do sul ufrgs
Sua titulaçãoMestrando
Nome completoEliana Piaia
TitulaçãoMestrando
Instituiçãouniversidade tecnologica federal do parana utfpr
Área Temática08. Educação
Grupo TemáticoPEDAGOGIA SOCIAL. Educando para la dignidad y la ciudadania sostenible.
TítuloO Serviço de Proteção ao Índio (SPI) 1910-1941 Historia e memoria: mulheres indígenas kaingang e seu saber fazer pelo artesanato – a interrelação entre cultura, natureza e conhecimento

Este resumo apresenta uma previa do artigo das autoras o qual trás o processo histórico vivenciado pelo coletivo kaingang da Terra Indígena de Mangueirinha/ PR, no período do SPI entre 1910 e 1941 no que tange as normas internas impostas pelos agentes que ali estavam, buscando identificar quais as consequências sofridas na cultura e na educação institucionalizada. Aborda também a voz e demandas das mulheres Kaingang desta terra indígena, as quais denunciam o desmatamento e a dificuldade de extraírem da mata as matérias-primas para o artesanato, seus alimentos e “remédios”, relatam a diminuição de artesãos indígenas e solicitam o acesso à espaços para a venda de seus artesanatos em municípios da região. Esta discussão perpassa pela compreensão das violências históricas que sofreram os povos indígenas, sendo um destes processos a ausência de suas vozes na construção do conhecimento e de leituras que apresentem as perspectivas indígenas com a compreensão do papel do artesanato Kaingang enquanto cosmologia, resistência e como possibilidade de conhecimento e de diálogo múltiplos. São processos educacionais e culturais vivenciados por este coletivo kaingang na busca de seus direitos e reconhecimento de suas especificidades.

• educação
  • resistencia