NomeKAUANA DE FATIMA ZBUINOVICZ
Nome completoMILTON CARLOS MARIOTTI
InstituiçãoUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA UFPR
Área Temática08. Educação
Grupo TemáticoPEDAGOGIA SOCIAL. Educando para la dignidad y la ciudadania sostenible.
Título“ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E OS ATENDIMENTOS PEDAGÓGICOS E PSICOSSOCIAIS NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ

A pesquisa em decurso tem como objeto de estudo a Assistência Estudantil no Paraná. Nas universidades existem programas de apoio ao estudante que, de certa forma, objetivam o auxílio e a permanência dos estudantes. Esse apoio é identificado com ações que buscam atender às necessidades sociais básicas da população e está inserida no campo das Políticas Públicas de Educação Superior. Importante ressaltar que as ações no âmbito da Política de Assistência aos estudantes não podem limitar-se ao combate à pobreza, por meio de programas que busquem apenas fornecer condições de subsistência, sem se preocupar com outras formas de vulnerabilidade social. O projeto releva-se socialmente à medida que tem a preocupação com a parcela social de estudantes universitários, os quais necessitam de atendimentos multifacetados para que o processo se torne mais acessível e impassível. Pensar no estudante universitário é preocupar-se com suas vulnerabilidades que em meio ao conjunto de escolhas, responsabilidades, compromissos e necessidades consequentemente veem a emergir na fase do ensino superior. Como questões norteadoras para o trabalho, delimitou-se: Como está regulamentada a assistência estudantil nas universidades? Que tipo de vulnerabilidade o estudante universitário apresenta? O que caracteriza o atendimento pedagógico e psicossocial? Reconhecer que a educação superior necessita de serviços de atenção no que se refere ao desenvolvimento humano e também de aprendizagem dos estudantes é o primeiro passo. Muitas são as vulnerabilidades encontradas no período da graduação, estas consequentemente dificultam a permanência dos estudantes nos cursos contribuindo muito para os crescentes dados sobre evasão. Assim, tem-se um grande trabalho pela frente para se alcançar os objetivos e contribuir com estudos futuros. A pesquisa tem apoio financeiro por meio de bolsa científica concedida pela Capes/PROEX, teve início em Mar/2020 e tem previsão de conclusão em Mar/2022.

• Assistência Estudantil
  • Estudantes Universitários