NomeANA DA SILVA
Sua instituiçãoEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém ESE|IPSantarém
Sua titulaçãoDoutor
País de origem do autorPortugal
Nome completoGeorge Camacho, Leonor Teixeira, Lia Pappámikail, Luísa Delgado, Perpétua Santos Silva
País de origem do co-autorPortugal
InstituiçãoDepartamento de Ciências Sociais da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
País de origem do co-autorPortugal
Área Temática08. Educação
Grupo TemáticoPEDAGOGIA SOCIAL. Educando para la dignidad y la ciudadania sostenible.
TítuloEducação Social e Animação com Crianças e Jovens: perguntas e respostas, perguntas sem respostas

O Curso de Licenciatura em Educação Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém qualifica pessoas para a ação socioeducativa visando o fortalecimento e desenvolvimento das potencialidades do ser humano numa perspetiva de convivência pacífica e solidária, de bem-estar hedónico, eudaimónico e social, em contextos de transformação para uma sociedade inclusiva, tentando prevenir e reparar situações de desigualdade e vulnerabilidade sociais e culturais.
Propõe-se colocar em jogo um conjunto de perguntas feitas por estudantes deste curso, sobre educação social e animação com crianças e jovens, a partir de aprendizagens teórico-práticas realizadas em áreas muito diversificadas (educação ambiental e animação turística; educação cidadã e para a paz; animação e educação artística; animação do livro, da leitura/escrita e das bibliotecas; recreação e lazer, animação territorial e desenvolvimento local, etc.).
Considerando as crianças e jovens como sujeitos participativos, ativos e criativos relativamente aos assuntos que lhes dizem respeito e como coautores da ação socioeducativa e cultural para a construção de um mundo melhor, em vez de “destinatários” dessa ação, jogam-se possíveis respostas para essas perguntas.
Sabendo que a pandemia COVID_19 trouxe novos desafios e muitas perguntas sobre como educar e animar crianças e jovens, em estados de emergência, haverá decerto perguntas sem respostas, mas uma pergunta é um vale para abrir jogo.
Da Silva, A. (2016) Um olhar sobre o passado da animação sociocultural. Quaderns de Animació I Educació Social, 23, 1-16. / Lafortune, J.-M. (2008). De la médiation à la médiaction. Lien Social et Politiques, 60, 49-60 / Liamouri-Bajja, N. et al. (2012) Youth Transforming conflict. Estrasburgo: Yahel Oana / Pappámikail, L. (2010) Juventude(s), autonomia e sociologia. Sociologia, 20, 395-410 / Ryan, R.; Deci, E. (2001). On happiness and human potentials. Annual Review of Psychology, 52, 141-166. / Sarmento

• Animação Sociocultural
  • Educação Social