Dados do autor
NomeAmérico Freire
E-mail do autorEmail escondido; Javascript é necessário.
Sua instituiçãoCentro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas FGV CPDOC
Sua titulaçãoPós-Doutorado
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
Proposta de Paper
Área Temática09. Estudos Culturais
Grupo Temático"Memorias y (auto) biografias: teorias y prácticas" / “Memórias e (Auto) Biografias: teorias e práticas”
TítuloPost-scriptum: os desdobramentos da escrita biográfica
Resumo

Evanize Sydow e eu, por quatro anos, estivemos envolvidos em um projeto biográfico em torno da figura de Frei Betto. A obra ficou pronta, o livro foi lançado e segue seu caminho pelo Brasil e alhures (Freire & Sydow, 2016). Desde então, não tivemos a oportunidade de conversar com o biografado sobre o possível impacto da obra em nossas vidas e carreiras profissionais. O frade dominicano, ao que parece, segue em frente tendo em vista cobrir várias frentes de sua sobrecarregada agenda como religioso, escritor, jornalista e militante no campo dos direitos humanos.
No caso do biógrafo, creio que sigo a regra de que ninguém sai incólume de um empreendimento dessa natureza. Basta ver, por exemplo, o caso de Le Goff citado por François Dosse em texto recentemente publicado no Brasil. Segundo Dosse, o medievalista francês, após envolver-se por 15 anos na escritura de Saint Louis, terminou por abandonar sua posição desfavorável ao gênero para uma outra mais aberta e interessada. (Dosse, 2020)
Proponho lidar com o tema em duas frentes de análise. A primeira busca situar o leitor na experiência de elaboração de Frei Betto: biografia. Para tal, analiso vários aspectos da “operação biográfica”, qual seja, definição do objeto, opções metodológicas, referências teóricas, relação com o entrevistado e estilo de escrita.
A segunda frente se volta para os desdobramentos desse trabalho no andamento das novas pesquisas que venho realizando tendo em vista transitar para a construção de uma biografia coletiva de figuras das esquerdas cristãs brasileiras que exerceram franco protagonismo na formulação e na difusão da Teologia da Libertação no país.
Referências
Dosse, F. A biografia à prova da identidade narrativa. Revista Escritas do Tempo – v. 2, n. 4, mar-jun/2020.
Freire, A. & Sydow, E. Frei Betto: biografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
_________. Frei Betto: uma biografia. Habana: Editorial José Martí, 2016.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • Biografia, Intelectuais, Teologia da Libertação