NomeLuciana Ferrara
Sua instituiçãoUniversidade Federal do ABC UFABC
Sua titulaçãoDoutor
Nome completoVoltaire Christian Alvarado Peterson
País de origem do co-autorChile
InstituiçãoEscuela de Geografía, Universidad Academia de Humanismo Cristiano
Nome completoPaulo Cesar Xavier Pereira
TitulaçãoPós-Doutorado
InstituiçãoUniversidade de São Paulo USP
Área Temática12. Estudos Econômicos
Grupo TemáticoFinanciarización, producción inmobiliária y de infraestruturas socioterritoriales en ciudades latinoamericanas
TítuloMetabolismo urbano: discussão do conceito e possíveis articulações com a produção do espaço

A proposta de artigo se baseia em revisão bibliográfica e bibliométrica do conceito de metabolismo urbano, buscando articular a compreensão dos processos de exploração do trabalho e da natureza transformada em espaço ao processo de urbanização. O uso do termo metabolismo é encontrado na obra de Marx para evidenciar que, sob a industrialização capitalista, esses processos se intensificam, gerando uma ruptura no metabolismo social que resultam na degradação do ambiente e das condições de vida no campo e na cidade. Essa formulação ficou por um tempo em segundo plano nas leituras marxistas, e foram retomadas nas últimas décadas, com diferentes abordagens. Dentre elas, buscaremos destacar as que avançam em uma reflexão sobre a produção da cidade e da natureza, cujo valor é constantemente metamorfoseado na relação mercantil e que, na cidade contemporânea, estabelece novas relações metabólicas decorrentes da dominância do capital financeiro, sofisticando a apropriação do espaço e aumentando a extração de rendas. Para ilustrar as articulações conceituais entre metabolismo e produção do espaço, enfatizaremos a atividade da construção e mobilizaremos fragmentos urbanos que estão sendo pesquisados na pesquisa colaborativa entre Brasil e Chile.

• metabolismo urbano
  • urbanização latinoamericada