NomeBeatriz Mioto
Sua titulaçãoDoutor
Nome completoAlex Paulsen Espinoza
TitulaçãoDoutorando
País de origem do co-autorChile
InstituiçãoPontificia Universidad Católica de Chile PUC
Nome completoMaria Beatriz Cruz Rufino
InstituiçãoUniversidade de São Paulo USP
Área Temática12. Estudos Econômicos
Grupo TemáticoFinanciarización, producción inmobiliária y de infraestruturas socioterritoriales en ciudades latinoamericanas
TítuloNeoliberalismo e financeirização na produção do espaço latino americano: crises e políticas habitacionais no Brasil e Chile (1990 - 2020)

A relação entre os princípios do neoliberalismo, o processo de financeirização da produção do espaço e as políticas habitacionais consolidou-se como importante questão para a produção acadêmica latino-americana. Os últimos 40 anos ensejaram fortes transformações nessa relação, lidas sob vários prismas e escalas. Um olhar sobre as políticas habitacionais nos leva a problematizar as trajetórias nacionais e suas particularidades. Ao mesmo tempo, a relação entre as crises econômicas e o avanço do modelo neoliberal e da financeirização podem ser considerados traços comuns para a região. A partir disso, o objetivo desse artigo é discutir a relação entre as crises do final do século XX e a crise de 2008 e as transformações nas políticas habitacionais do Chile e Brasil. O artigo estrutura-se em três partes: na primeira, aborda-se teoricamente os conceitos de neoliberalismo e financeirização e sua mobilização na discussão sobre as crises e a produção do espaço latino-americano; nas demais, a partir da proposta de periodização como metodologia de trabalho, discute-se a relação entre as mudanças advindas com as crises e os paradigmas das políticas habitacionais dos países. O trabalho pretende contribuir teórica e metodologicamente para o entendimento dos movimentos gerais e da política habitacional na região.

• Produção Imobiliária
  • Finanças