NomeGabriela Cunha
Nome completoEudes André Leopoldo de Souza
InstituiçãoUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Pará UNIFESSPA
Área Temática12. Estudos Econômicos
Grupo TemáticoFinanciarización, producción inmobiliária y de infraestruturas socioterritoriales en ciudades latinoamericanas
TítuloFinanceirização e complexos imobiliário-turísticos na produção do espaço litorâneo metropolitano do Nordeste brasileiro.

No cenário contemporâneo brasileiro as metrópoles desenvolvem-se, em grande parte, sob a égide do capital financeiro e sua relação intensa com o mercado imobiliário. Nas últimas décadas, a região Nordeste apresenta-se em um cenário de transformações intensas, principalmente no que concerne a produção do espaço metropolitano e seu consumo, associados a uma série de fatores que apresentam, principalmente, a consolidação do desenvolvimento capitalista. A produção do espaço passa a ser um produto das relações e práticas sociais, refletidos nas formas espaciais e de consumo que as metrópoles apresentam. O litoral nordestino atrai, hoje, cada vez mais investimentos destinados ao setor turístico em uma intrínseca relação com o imobiliário. É necessário ressaltar que a relação entre o setor imobiliário e o mercado financeiro é estreita, tendo em consideração que o mercado abrange ações, investimentos, repartição de lucros e, no setor imobiliário, a sua patrimonialização explicita outra variável de suma importância na reprodução do capital: a rentabilidade (da terra e do imóvel). Existem algumas vertentes do setor imobiliário em expansão nas últimas décadas e que estão diretamente associadas ao capital financeiro. Aqui daremos ênfase aos empreendimentos do tipo resorts, condoresorts e complexos turístico-imobiliários. O litoral nordestino aparece com grande potencial turístico-imobiliário no país. Mas o que está para além desse mercado são as transformações ao longo das décadas nesses espaços, vinculadas aos capitais que são incorporados, especialmente os capitais financeiros. Entende-se, então, a intensificação da produção imobiliária e suas relações com o capital financeiro em virtude do protagonismo dos grandes players da esfera financeira e suas profundas determinações nos processos de incorporação e produção do espaço urbano e metropolitano.

• Financeirização
  • Imobiliário-turístico