NomeEdclay Lindoanna Melo
TitulaçãoPós-Doutorado
InstituiçãoUniversidade de São Paulo Usp
Área Temática15. Filosofia e Pensamento
Grupo TemáticoTowards a Southern Afro-Brazilian and Afro-Latin American Epistemology: a necessary debate on Critical Theory
TítuloEncontros e desencontros: Grupos operativos e a psicologia atenta ao enfrentamento ao racismo no contexto escolar

A pesquisa pretende descrever os achados relacionados a atuação de duas psicólogas em escolas públicas ligadas a um projeto de pesquisa da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Trata-se de dois grupos operativos, coordenado por uma psicóloga,cada, cujo objetivo trata-se de dialogar com professores sobre os impactos do racismo e opressões interseccionadas na escola. Durante a realização dos grupos, os principais desafios encontrados foram relativos ao papel do psicólogo frente ao racismo nas escolas e a falta de engajamento dos professores no discurso antirracista enquanto pesquisadores e formadores, a gestão escolar e sua atuação frente a estas demandas e a resistência em lidar com o tema. Pretende-se trabalhar com o grupo estratégias que viabilizem uma educação emancipadora (Adorno,2020), voltada para as relações raciais (Gomes,2017; Amaral,2017) e uma escuta atenta nas escolas que considere os atravessamentos de classe,raça e gênero.

• educação antirracista
  • formação continuada docente
  • gestão escolar
  • grupo operativo