NomeJanaína Bastos
Sua instituiçãoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP
Sua titulaçãoDoutor
Área Temática15. Filosofia e Pensamento
Grupo TemáticoTowards a Southern Afro-Brazilian and Afro-Latin American Epistemology: a necessary debate on Critical Theory
TítuloA branquitude mestiça: um impasse complexo no enfrentamento do racismo no Brasil

O presente estudo trata das especificidades que caracterizam a branquitude brasileira. Entende-se por branquitude o lugar de poder e vantagens, decorrentes do colonialismo europeu, ocupado pelos indivíduos que usufruem do privilégio branco, o qual termina por influenciar a forma de ser e estar no mundo desses sujeitos (FRANKENBERG, 2004). Na medida em que o processo colonial sofreu variações conforme a localidade, a constituição da identidade branca bem como o fenômeno da branquitude adquiriram contornos específicos de acordo com o contexto de produção. No caso brasileiro, há que se reconhecer que a noção de identidade branca encontra-se apoiada nas características fenotípicas do indivíduo, sofrendo influência da condição socioeconômica apresentada por cada um, sua posição social e escolaridade, de maneira que a percepção de um sujeito como branco é permeada por um alto grau de subjetividade, que varia conforme o contexto, a região do país e a percepção do observador (HARRIS, 1964; NOGUEIRA, 2007). Ademais, no Brasil, o embranquecimento envolve um ideal e uma possibilidade, fazendo com que não exista uma linha de cor instransponível, mas sim uma zona intermediária, na qual mestiços com traços europeus ou com traços negros disfarçáveis possam ser identificados como brancos em alguma medida, ou receber privilégios quando comparados aos mais negros. Dessa forma, o lugar da branquitude e do poder a ela associado pode ser ocupado por sujeitos mestiços, o que coopera para a manutenção do poder branco, na medida em que concessões são realizadas a parte desses indivíduos, conforme o grau de branqueamento evidenciado. O que não elimina a existência de hierarquias, mas possibilita uma integração relativa dos mestiços, que terminam por usufruir de vantagens e, por isso, de algum grau de branquitude, o que faz com que esses indivíduos internalizem o modo de ser e estar no mundo e os discursos da branquitude, dificultando o enfrentamento do racismo na sociedade brasileira.

• Branquitude
  • Brasil
  • Mestiçagem
  • Embranquecimento
  • Racismo
Correções sugeridas

Sugerimos algumas modificações na redação das frases seguintes:
1. O presente estudo trata das especificidades que caracterizam a branquitude brasileira. Entende-se por branquitude o lugar de poder e vantagens, decorrentes do colonialismo
2. No caso brasileiro, há que se reconhecer que a noção de identidade branca encontra-se apoiada nas características fenotípicas do indivíduo, sofrendo influência da condição socioeconômica apresentada por cada um, sua posição social e escolaridade, de maneira que a percepção de um sujeito como branco é permeada por um alto grau de subjetividade, que
varia conforme o contexto, a região do país e a percepção do observador
3.Dessa forma, o lugar da branquitude e do poder a ela associado pode ser ocupado por sujeitos mestiços, o que coopera para a manutenção do poder branco, na medida em que concessões são realizadas a parte desses indivíduos, conforme o grau de branqueamento evidenciado.