NomeRafaela Santana
TitulaçãoGraduando
InstituiçãoUniversidade Federal de Viçosa UFV
Área Temática16. História
Grupo Temático"Historia de la historiografía latinoamericana: nuevas miradas y debates actuales"
TítuloPH Rolfs e sua contribuição para o Ensino Superior e Desenvolvimento Agrícola no Brasil

O professor norte-americano Peter Henry Rolfs é o personagem central dos quase cem anos de existência da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), atual Universidade Federal de Viçosa (MG). Cientista renomado, aos 58 anos de idade Rolfs chegou ao Brasil em 1921, e liderou a comissão que escolheu o local para a implantação da Escola, supervisionou seu planejamento, construção e foi o primeiro diretor, cumprindo esse papel de 1926 até 1929, quando assumiu a função de Coordenador Técnico de Agricultura do Estado de Minas Gerais.
Rolfs inaugurou um novo conceito pedagógico no ensino superior no Brasil: filosofia das Land Grant Colleges, que consiste na instituição focada nos princípios de “Ciência, Prática e Aprender Fazendo”. Estes novos valores educacionais foram o que levaram o então governador do Estado de Minas Gerais, Arthur Bernardes, a solicitar junto ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos um professor com tal perfil para implantá-lo no Brasil.
PH Rolfs graduou-se em Agricultura na Iowa State University, obteve mestrado e doutorado na mesma instituição e ao longo de sua vida desenvolveu estudos agrícolas, foi membro de instituições científicas, escreveu e publicou numerosos livros e artigos científicos e de divulgação, contribuindo com o desenvolvimento da Agricultura no Brasil e nos Estados Unidos. Pioneiro em estudos de Micologia e Fitopatologia nos EUA, foi o primeiro a descrever os patógenos Sclerotium rolfsii, Athelia rolfsii, Penicillium rolfsii e Corticium rolfsii, que receberam seu nome em sua homenagem. Rolfs teve enorme contribuição para o avanço da fruticultura e horticultura, entre outras áreas da Agronomia.
A tríade “Ensino, Pesquisa e Extensão” foi uma preocupação que sempre esteve presente na Universidade Federal de Viçosa e até hoje fundamenta sua existência. O objetivo deste artigo é narrar as influências do modelo norte-americano na constituição da UFV.

• Educação Superior no Brasil
  • Land Grant Colleges