NomeEstefany Cristine De Andrade
Nome completoJussara Ayres Bourguignon
InstituiçãoUniversidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
Área Temática07. Direitos Humanos e Cultura da Paz
Grupo TemáticoDireitos humanos, mídias, tecnologias e informação
TítuloDIREITOS HUMANOS NA MÍDIA: UMA ANÁLISE DAS ABORDAGENS ADOTADAS PELOS JORNAIS FOLHA DE SP, O GLOBO E ESTADÃO NO BRASIL EM 2019

As mídias vem ganhando espaço central na atualidade a partir do desenvolvimento e da expansão de novas tecnologias da informação. A partir disso, e considerando o posto central que ela assume e sua influência na sociedade, tem-se como objetivo de análise, compreender como os direitos humanos vem sendo abordados na mídia brasileira com destaque para os jornais impressos de maior circulação no país: Folha de São Paulo, O Globo e Estadão no ano de 2019. A metodologia adotada corresponde a pesquisa exploratória de cunho qualitativo, desenvolvida a partir da pesquisa bibliográfica, bem como, através da análise das reportagens que tratam especificamente de Direitos Humanos no Brasil. Ao todo, foram analisadas 34 reportagens veiculadas aos jornais no período de 1º de janeiro à 31 de dezembro de 2019, e deste modo, estas matérias foram escolhidas para a elaboração desta pesquisa, pois, tratavam especificamente dos direitos humanos no contexto brasileiro. Optou-se por este ano, pois, coincide também com a entrada de Jair Messias Bolsonaro na Presidência da República Brasileira, e que representa o avanço do ideário neoliberal no país, e um governo que através de portarias, memorandos, decretos e medidas provisórias, permitiram a violação de direitos humanos em seu primeiro ano de gestão. De modo geral, os três jornais veicularam nesse período reportagens que abordam os direitos humanos principalmente sob a perspectiva das normas jurídicas e de organismos internacionais, bem como também, dos preceitos que estão preconizados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.Os resultados apontam para uma abordagem mais jurídica e normalista acerca dos direitos humanos e ressaltam a postura atualmente adotada pelo governo brasileiro, enquanto um dos agentes nas violações destes direitos. Outrossim, compreender os direitos humanos, é uma tarefa multifacetada, e implica situa-los no contexto de lutas em prol da dignidade humana e de práticas emancipatórias.

• Direitos humanos
  • Mídia