NomeAndrea Queiroz
Sua instituiçãoUniversidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ
Sua titulaçãoDoutor
Área Temática03. Arte e Patrimônio Cultural
Grupo TemáticoGestão do patrimônio sensível na Ibero-América: (des)encontros e diálogos (im)possíveis
TítuloO patrimônio da UFRJ e as memórias sobre a ditadura civil-militar

Este trabalho se propõe a analisar as diversas memórias e lugares de memória presentes na trajetória da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) durante o período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) e como a própria Universidade lida com essas memórias a partir de suas comemorações e de suas políticas públicas de valorização da memória. A história centenária da UFRJ tem como traço marcante, desde a sua origem em 07 de setembro de 1920, a fragmentação de suas unidades e, por conseguinte, de seus acervos, que se encontram dispersos em seus diversos campi e lugares de memória. Ao percorrermos os seus campi nos deparamos com muitas marcas dessas memórias em disputa sobre o passado e sobre a vida universitária durante a ditadura. Além de analisar esse patrimônio memorialístico, também iremos fazer uma reflexão sobre o importante papel desempenhado pela Comissão da Memória e Verdade da UFRJ que contribuiu na valorização do sentido de dever de memória e de justiça de reparação para o seu corpo social que tiveram os seus direitos civis, políticos e sociais cerceados ao serem perseguidos e expulsos da Universidade durante a ditadura, deflagrando, com isso, a interrupção de muitos projetos e pesquisas, afetando diretamente a memória científica da instituição.

• Patrimônio
  • Memória Institucional