NomeEdson Antoni
Sua instituiçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS
Sua titulaçãoDoutor
Área Temática15. Filosofia e Pensamento
Grupo TemáticoTransformación del pensamiento en América a partir de la educación emancipadora, en el contexto contemporáneo
TítuloO componente curricular de Estudos Latino-americanos: uma experiência decolonial na Educação Básica brasileira.

A colonialidade do saber, elemento característico de uma racionalidade moderna e eurocentrada, perpassa os diferentes níveis de nossas vidas cotidianas. Neste contexto, é possível afirmar que a escola, com seus materiais didáticos e as suas práticas pedagógicas, se constitui como um espaço privilegiado na reprodução deste padrão de conhecimento e, consequentemente, de um modelo de sociedade. Buscando romper com esta colonialidade epistêmica, bem como, contribuir para o desenvolvimento de novas experiências educacionais, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no ano de 2014, aprovou a criação e a implementação do componente curricular de Estudos Latino-americanos. Neste trabalho, será nosso objetivo apresentar as bases teóricas que dão sustentação ao projeto pedagógico do referido componente curricular, bem como, alguns dos materiais didáticos produzidos e práticas pedagógicas desenvolvidas. Acreditamos que a experiência do referido componente curricular vem contribuindo, não somente para a transformação das práticas educacionais, como também, está sendo responsável pelo processo de formação de uma identidade latino-americana junto aos seus estudantes.

• Estudos Latino-americanos
  • Decolonialidade