AutorJuan Manuel Diez Tetamanti
Sua instituiçãoConsejo Nacional de Ciencia y Tecnología - Argentina y Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco - CONICET - UNPSJB
Co-autorAngela Maria Endlich
Instituição co-autorUniversidade Estadual de Maringá
Área Temática04. Ciências e Meio Ambiente
TítuloDinâmicas de áreas urbanas não metropolitanas: pequenas cidades/localidades, seus papéis e significados contemporâneos

É certo que vivemos um mundo cada vez mais urbano, com tendência crescente de concentração em grandes cidades e, mais recentemente, das cidades médias. Contudo, esse mundo urbano também é composto por áreas não metropolitanas, polarizadas por pequenas cidades/localidades. Para entender a realidade urbana é preciso considera-la em sua totalidade pois as diferentes áreas estão mutuamente implicadas. São muitas as pesquisas voltadas as questões urbanas, embora sobre as áreas a que nos propomos contemplar, suas dinâmicas, papéis e significados das pequenas localidades, há um silenciamento tanto político quanto acadêmico. Temos trabalhado para suprir essa lacuna e procurando construir redes de pesquisadores preocupados com questões similares. A proposta desse simpósio no âmbito do ICA 2021 é trazer a realidade das áreas não metropolitanas, das suas pequenas cidades e localidades para a pauta, tendo em vista sempre a preocupação com a condição humana e social de vida. Temos como objetivos: a) realizar um intercâmbio de pesquisadores acerca da temática e diferentes contribuições metodológicas; b) por meio de diferentes pesquisas ampliar o conhecimento dessa realidade em diferentes países latino-americanos e caribenhos; c) fomentar o debate e trazer visibilidade para essas áreas que constituem espaços de vida, embora marcados por declínio demográfico, estagnação econômica e frequentemente abandono político.

• áreas não-metropolitanas
  • pequenas cidades