NomeJulio Rubin
Nome completoMarcos André Torres de Souza
InstituiçãoUniversidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ
Área Temática02. Arqueologia
Grupo TemáticoHistoria indígena de larga duración en los dos mayores sistemas fluviales de Sudamérica: las cuencas del Amazonas y del Plata
TítuloPAISAGENS FLUVIAIS E MITOS: UMA APROXIMAÇÃO

As paisagens fluviais são complexas em decorrência da dinâmica que as caracteriza. Na Arqueologia, depara-se com rios de canais ou segmentos meandrantes, em que o canal pode mudar de posição. Essa mudança se dá em consequência de fatores naturais e antrópicos. Com isso, novas arquiteturas se associam, envolvendo principalmente diques marginais, barras de meandro e ox-bow lakes. A Arqueologia aborda essa questão há um bom tempo, por meio de técnicas e métodos específicos de investigação. Invariavelmente, as abordagens arqueológicas mencionam a planície de inundação como fonte de captação de recursos, como os argilominerais usados na confecção de vasilhames cerâmicos. A etnoarqueologia tem fornecido subsídios para análise e interpretação das paisagens fluviais. Essa perspectiva é aplicada neste trabalho, centrado nos resultados obtidos, ao longo de 10 anos, na região do Rio Araguaia (Berohoky - o grande rio), Centro-Oeste do Brasil, ocupada por grupos indígenas como Karajá e Javaé. Ao analisarmos mitos destes grupos, destacamos o da cobra gigante ou Boiúna que vive no fundo do rio. Alguns ribeirinhos e indígenas a consideram como responsável pelos eventos sísmicos de baixa intensidade que ocorrem na área. O mito do Boto impõe limites quanto à utilização de determinados espaços das praias do rio. O mito dos Karajá do fundo alude que esse grupo habitava o fundo do rio, mas saiu para a superfície por uma lagoa. Os três mitos nos fazem refletir sobre a aproximação entre as informações técnicas e o simbolismo. Sob a perspectiva técnica, as margens dos rios e das ilhas são ocupáveis em sua totalidade. Porém, conforme o mito, não. Os lagos, locais para obtenção de recursos, pelo mito, também não podem ser explorados amplamente. Há explicação científica para os eventos sísmicos, mas o mito mostra outra perspectiva. Desse modo, discutem-se algumas dessas correlações que enriquecem a etnoarqueologia e a Arqueologia.

• Araguaia
  • Arqueologia