NomeThiago Kater
Sua instituiçãoMuseu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo MAE-USP
Sua titulaçãoDoutorando
Nome completoRafael Cardoso de Almeida Lopes
TitulaçãoDoutorando
InstituiçãoMuseu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo MAE-USP
Área Temática02. Arqueologia
Grupo TemáticoHistoria indígena de larga duración en los dos mayores sistemas fluviales de Sudamérica: las cuencas del Amazonas y del Plata
TítuloAlém da longa duração: o uso das durações braudelianas na compreensão da História Indígena de longa duração da Amazônia

Tratar a Arqueologia como História indígena de longa duração acarretou uma transformação significativa na paisagem teórica e prática da Arqueologia Amazônica. O conceito braudeliano de longa duração foi utilizado por diversos autores privilegiando o nexo temporal de larga escala, uma temporalidade estrutural, geográfica, adequada à escala do trabalho arqueológico e atenta às continuidades milenares que percorrem o passado e o presente. Entretanto, as temporalidades complementares a esta, que Braudel denomina de curta e média durações, definidas respectivamente no tempo do evento e no tempo da conjuntura, foram menos cotejadas pela pesquisa da região. No presente trabalho buscamos traçar caminhos para o reencontro dessas temporalidades por meio da apresentação de dois estudos de caso, o primeiro no alto rio Madeira (RO/Brasil) e o segundo no médio rio Solimões (AM/Brasil). No primeiro caso a abordagem será voltada a mostrar como as durações braudelianas permitem conceber os distintos ritmos da movimentação histórica encadeada na paisagem ao longo de milhares de anos. Já no segundo caso, as durações braudelianas serão articuladas metodologicamente ao estudo do registro arqueológico buscando organizar as temporalidades inscritas na paisagem do sítio São João. Os estudos de caso proverão a base para uma discussão final sobre as potencialidades da utilização das temporalidades braudelianas para a compreensão do passado amazônico e de sua trajetória histórica original.

• Arqueologia Amazônica
  • História Indígena de longa duração