NomeFernando Almeida
Sua titulaçãoPós-Doutorado
Nome completoJennifer Watling
TitulaçãoPós-Doutorado
País de origem do co-autorReino Unido
InstituiçãoUniversidade de São Paulo USP
Nome completoEduardo Neves
TitulaçãoPós-Doutorado
InstituiçãoUniversidade de São Paulo USP
Área Temática02. Arqueologia
Grupo TemáticoHistoria indígena de larga duración en los dos mayores sistemas fluviales de Sudamérica: las cuencas del Amazonas y del Plata
TítuloA Arqueologia do alto Madeira dentro do macro contexto da Bacia do Amazonas

Esta apresentação faz um balanço dos dados atualmente disponíveis para a arqueologia da área de jusante das cachoeiras do Alto Rio Madeira. Trata-se de um segmento chave do maior afluente do rio Amazonas, que possui suas áreas de cabeceiras nos Andes Centrais: ele é formado pela junção de grandes rios que vêm da Bolívia e Peru – Mamoré, Beni e Madre de Díos. Nossa análise comparativa indica que a arqueologia da área de jusante das cachoeiras do rio Madeira possui mais semelhanças com padrões observados na Amazônia central que com na região de seus formadores. Por outro lado, o alto Madeira também denota elementos da diversidade cultural que caracteriza o seu entorno. Sendo assim, propomos que as cachoeiras do Madeira funcionaram como uma área de fronteira persistente ao longo do Holoceno tardio, conectando regiões com padrões culturais distintos na bacia Amazônica.

• arqueologia do alto Madeira
  • diversidade cultural