NomeAna Cristina M Spannenberg
InstituiçãoUniversidade Federal de Uberlândia UFU
Área Temática16. História
Grupo TemáticoHistória do Jornalismo
TítuloImprensa e urbanização: notas sobre os periódicos mineiros no século XIX

Os jornais e as cidades têm em comum uma história que se retroalimenta. Ao tratar da origem do jornalismo ocidental, diversos autores enumeram fatores de ordem social, econômica e cultural na sua criação, sendo a urbanização um dos elementos centrais. A presente proposta visa apresentar uma sistematização que cruza dados dos jornais publicados nas Minas Gerais no século XIX, seus períodos de circulação e suas regiões demográficas.
Embora o surgimento de periódicos jornalísticos esteja relacionado à urbanização, num território vasto e diverso como o de MG, essa não acontece de modo homogêneo. Por tal motivo, enxergamos potencialidade na divisão regional para operacionalização da análise da relação “urbanização e jornais”. Assim, cruzamos as informações demográficas da província/estado no século XIX com a relação de jornais oitocentistas disponíveis em acervos levantados, à luz de estudos já produzidos sobre a história de MG e de sua imprensa.
Para a construção da compilação, tomamos como base o levantamento realizado por Xavier da Veiga (1898) no livro “A Imprensa em Minas Geraes (1807-1897)”, que realiza uma amostragem representativa dos jornais oitentistas de MG. Tal informação foi, num primeiro momento, analisada a partir de dados demográficos sobre o desenvolvimento social e econômico das diferentes regiões mineiras na primeira metade do século XIX. Para fins de sistematização, retomamos o levantamento de Veiga, e o organizamos a partir das atuais divisões regionais oficiais do estado para que possamos, do presente, melhor visualizar regionalidades que se constituiriam e institucionalizariam.
A compilação apresentada é uma etapa de uma pesquisa que envolve os jornais mineiros no século XIX. Nesse primeiro momento, pretendemos publicizar a sistematização em si entendendo que ela possibilita um diversificado feixe de olhares para a imprensa oitocentista mineira e esperando que outros pesquisadores se lancem na exploração desse potencial.

• Imprensa mineira
  • Urbanização