NomeALEXIS TORIBIO DANTAS
TitulaçãoPós-Doutorado
InstituiçãoUNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ
Área Temática15. Filosofia e Pensamento
Grupo TemáticoPensamiento Centroamericano y Caribeño. Repensarse en el Bicentenario
TítuloSombras do Cientificismo – Contribuições aos Estudos do Pensamento Latinoamericano

Diante da permanência ou retorno das forças conservadoras e reacionárias na América Latina, que respaldam os golpes políticos e impõem regimes de direita, a presente comunicação pretende analisar a situação atual do Brasil, revisitando os pensadores cientificistas do século XIX, destacando Alberto Torres.

Segundo A.Torres, o Estado brasileiro passou a ser dirigido por elementos orientados, intelectual e politicamente, por uma visão de importação de modelos, pois somente o que era estrangeiro tinha valor significativo. Os dirigentes nacionais não surgiram do povo e por isso não representavam o seu espírito e suas tendências. Fizeram tudo, pelo contrário, para desvirtuar lhe o caráter de nação, subordinando-a às ideias e costumes estrangeiros.

Nossa estudo visa analisar o conservadorismo do atual governo a partir das permanências culturais e dos imaginários autoritários que forjaram a nação brasileira, identificando práticas e discursos que nos remetem ao pensamento positivista que dominou o século XIX.

Diferentemente de Torres que ao analisar o fluxo da política brasileira percebeu, bem antes que outros o fizessem, as desvantagens da nação em relação aos modelos importados e tentou vários estudos para esclarecer o caso, bem como oferecer elementos para uma possível saída da crise instalada para um processo de desenvolvimento. O atual governo conservador segue os modelos autoritários internacionais e acata as práticas políticas daqueles países, trazendo o caos e a desestruturação do Estado brasileiro.

• Pensamento Latinoamericano
  • Alberto Torres