Dados do autor
NomeFlavia Veras
E-mail do autorEmail escondido; Javascript é necessário.
Sua instituiçãoUniversidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ
Sua titulaçãoPós-Doutorado
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
Proposta de Paper
Área Temática22. Simpósios Innovadores
Grupo TemáticoArte, cultura y mundo del trabajo: condiciones laborales y condiciones de producción en las artes, la cultura y los medios de comunicación.
TítuloAs lindas toilletes de Aymond. Performance de gênero como trabalho (1920 – 1950)
Resumo

O trabalho artigo apresenta esforço no sentido de promover diálogo entre os campos da história social do trabalho e dos estudos de gênero através da trajetória profissional do artista transformista Norberto Aymonino e de sua personagem Aymond. O artista argentino, que se apresentou nos palcos brasileiros entre 1920 e 1955, tinha talento reconhecido e ostentava beleza e luxuosidade. Ao mesmo tempo que ele firmava contratos com importantes empresas do ramo das diversões, não lograva reconhecimento como grandes artistas, nem os mesmos valores de cachês pagos a outros artistas de variedades. Procuramos analisar como tal diferença profissional entre os artistas transformistas e demais intérpretes foi produzida e vivenciada a partir da experiência de Aymond.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • Artista transformista
  • trabalho
  • gênero