NomeBeatriz Rodrigues
Sua instituiçãoUniversidade de São Paulo USP
Sua titulaçãoDoutorando
TitulaçãoPós-Doutorado
País de origem do co-autorPortugal
Área Temática01. Antropology
Grupo TemáticoMemorias, circulación y futuro de la memoria: los pueblos originarios y sus testimonio
Título“Índios” em Portugal, Perspectivas a partir de Exposições Museológicas.

Em função do número de objetos etnográficos ameríndios armazenados em museus portugueses e consequentemente a realização de exposições organizadas a partir destes, criou-se o interesse em analisar seus processos de musealização e exposição e compreender os possíveis reflexos destas na forma como determinada parcela da sociedade percepciona diferentes culturas, em especial a indígena. A análise das exposições museológicas nos possibilita construir um entre muitos olhares sobre a forma como a questão indígena tem sido inscrita na vida cultural portuguesa na contemporaneidade.
Foram escolhidas quatro exposições: Memórias da Amazónia; Memórias da Amazónia Etnicidade e Territorialidade; Os Índios, Nós e Com os índios Waujá, objetos e personagens de uma coleção amazônica. Como recorte temporal para uma análise mais detalhada, foi analisado somente as exposições que refletem a mudança da política indigenista no Brasil a partir de 1988, influenciando desta forma, o modo de ver, compreender e se relacionar com os povos ameríndios.
A forma como são retratados os indígenas em algumas destas exposições tem uma intrínseca relação com os processos históricos ocorridos em ambos os países. Podemos dizer que a visão romântica e ahistórica predomina nestas exposições, podendo ser entendida como uma resposta à permanente e congelada imagem “daquilo que foi o Brasil antes de Cabral”. Este índio estereotipado permanece no imaginário europeu até os tempos atuais e a maioria destas exposições têm grande dificuldade em transpor o histórico enraizamento do pensamento renascentista sobre os índios, neste sentido perigando a possibilidade de construção de uma perspectiva efetivamente histórica e atual da realidade indígena. O que está em causa é a chamada de atenção para a força ideológica desta herança e o fato da sua ruptura só ser possível com um modelo antropológico contemporâneo e uma enorme consciência histórica.

• Povos indígenas em Portugal
  • exposições indígenas