AutorRENATA SIUDA-AMBROZIAK
Co-autorJoana Bahia
Instituição co-autorUniversidade do Estado do Rio de Janeiro
Área Temática06. Cosmovisões e Sistemas Religiosos
TítuloReligiões e religiosidades no Brasil: perspectiva histórica e contemporânea

Este GT busca abarcar diferentes leituras históricas e contemporâneas do fenômeno religioso, suas mudanças, mesclas e modos de crença e reinvenção de práticas no Brasil. Se na perspectiva histórica, o Brasil nasce católico sob os auspícios da expansão ibérica e lentamente reconfigura seu campo católico e protestante ao longo dos séculos XIX e XX, na sua contemporaneidade expande o universo pentecostal a partir dos anos 70 do século XX e recria religiosidades como as afro-brasileiras, o Santo Daime e práticas Nova Era, dentre outras, além de expandir todas os modos de crenças para outros países da América Latina quanto Europa e África. O Brasil tem sido, ao longo das últimas décadas, um dos maiores atores na (re)configuração global do sagrado, de diversas religiosidades. Entendemos a religião como construção, reinventando seus modos de ser e de fazer, e os modos de celebração de diversas heranças religiosas e patrimoniais seja no Brasil, seja no plano transnacional. Convidamos a apresentação de trabalhos sobre as religiosidades em suas distintas dimensões: ritual, cultural e produção simbólica (música, corpo e dança); produção cultural, o papel da tecnologia, (re)criação de relações sociais e conexões e mediações da religião com gênero, sexualidade, políticas públicas, contexto de produção das intolerâncias, processos migratórios e transnacionalização religiosa.

• religiao, religiosidade, Brasil, história, contemporaneidade