NomeMarcos Stein
Sua titulaçãoPós-Doutorado
Área Temática16. História
Grupo TemáticoO agro, políticas públicas e conflitos sociais na América do Sul
TítuloProjetos de Colonização e de Desenvolvimento Agrícola no Brasil (1950-1975)

Essa comunicação visa apresentar uma análise de concepções de desenvolvimento agrário brasileiro em uma perspectiva global presentes em projetos de colonização e de desenvolvimento agrícola propostos, e/ou executados, entre 1950 e 1975, em várias regiões do Brasil. Trata-se de uma pesquisa vinculada à Rede Proprietas: INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, projeto internacional: História Social das Propriedades e Direitos de Acesso. O foco da investigação são estudos realizados por três pesquisadores estrangeiros: Albert Elfes, engenheiro agrônomo alemão, Arpad Szilvassy, sociólogo húngaro naturalizado norte-americano, e o antropólogo canadense, radicado nos Estados Unidos, Kalervo Oberg. A análise aborda as concepções sobre o desenvolvimento agrário brasileiro, os discursos que procuram naturalizar e cristalizar determinada concepção de propriedade privada da terra e a sua interface com produção de determinados sentidos identitários para os habitantes do campo brasileiro. Nesse sentido, busca-se contribuir para o conhecimento e o debate sobre questões que envolvem projetos de desenvolvimento agrário concebidos por pesquisadores estrangeiros no Brasil.

• História Rural
  • Colonização