NomeIronita Adenir Policarpo Machado
InstituiçãoUniversidade de Passo Fundo UPF
Área Temática16. História
Grupo TemáticoO agro, políticas públicas e conflitos sociais na América do Sul
TítuloPolíticas socioeconômicas, agrícolas e fronteiras no Governo Varga de 1930 a 1945

A história do Cone Sul das Américas é marcada por desigualdades produtivas, de investimento, de desenvolvimento agroindustrial e social, grande parte de seus acontecimentos do passado refletem contemporaneamente. Nesse sentido, a comunicação objetiva debater uma das conjunturas desta formação histórica pelo olhar nacional (Brasil) sobre o inter-regional: as políticas socioeconômicas, agrícolas e fronteiras Varguistas de 1930 a 1945; compreendendo que uma região é um subespaço do sistema nacional de regiões e está submetido às leis e políticas econômicas nacionais, que podem conflitar ou associar-se com os interesses internacionais. Assim, intentam-se problematizar as políticas socioeconômica do governo varguista como protagonismo do capitalismo em construção, centrando-se no projeto desenvolvimentista, especificamente, em relação a agricultura e a posição nacional frente as fronteiras para analisar a construção social do território. As análises são pautadas pela interpretação das seguintes tipologias de fontes: relatórios de governo, discursos de Getúlio Vargas, legislação agrária em vigor naquela contexto; censos nacionais de 1930 a 1950 e imprensa nacional. O propósito que guiará o debate é identificar as práticas econômicas do governo varguista, de instituições legislativas e jurídicas acerca da capitalização da terra e da agricultura no complexo quadro do capitalismo em construção, como uma das estratégias de implementação do projeto desenvolvimentistas.

• Politicas socioeconômicas
  • Agricultura e fronteiras