NomeLUIS ARAGON
Sua instituiçãoNúcleo de Altos Estudos Amazônicos/Universidade Federal do Pará NAEA/UFPA
Sua titulaçãoPós-Doutorado
Área Temática18. Migrações
Grupo TemáticoOs refugiados e desdobramentos jurídicos, econômicos e sociais
TítuloMigração internacional na Amazônia colombiana: reflexos da crise humanitária venezuelana

Apesar da atenção mundial destacada pela ciência, a mídia e organismos internacionais ao fenômeno das migrações internacionais, esse tema tem chamado pouquíssima atenção na Amazônia. Buscando contribuir ao debate, analisam-se os microdados do censo de população e vivenda colombiano de 2018 a fim de identificar a migração internacional na Amazônia colombiana e procurar possíveis relações com a crise humanitária venezuelana. Especificamente, se trata de caracterizar os migrantes venezuelanos em termos de estoque, anos de chegada, distribuição na Amazônia colombiana e estrutura etária, em relação aos demais migrantes da região, especialmente daqueles nascidos nos demais países amazônicos, a fim de identificar possíveis relações entre a crise venezuelana e sua saída do país. Segundo a Organização Internacional para as Migrações , aproximadamente cinco milhões de refugiados e migrantes já deixaram a Venezuela como consequência da crise política, instabilidade socioeconômica e crise humanitária que vive o país, Colômbia é o destino do maior número com cerca de 1.8 milhões, seguido por Peru (861.000), Chile (455.500), Equador (366.600) e Brasil (250.500). O censo colombiano revela que cerca de 95% dos venezuelanos chegaram ao país a partir de 2013 , quando Nicolás Maduro toma o poder, o que permite inferir que a maioria desses migrantes são produto da crise venezuelana. Na Amazônia colombiana , a chegada de venezuelanos, o contingente mais elevado de migrantes internacionais na região, também se agudiza nesse período. Essas evidências, aliadas as diferenças na distribuição de venezuelanos nos departamentos da Amazônia e na estrutura etária em relação a outros migrantes, em especial daqueles procedentes dos demais países amazônicos , permitem concluir que a migração venezuelana para a Amazônia colombiana é de fato impulsionada pela crise venezuelana, trazendo consigo a problemática do que se convencionou em chamar de "migração de crise".

• Migração internacional
  • Migração de crise