Dados do autor
NomeAdilson Amorim de Sousa
E-mail do autorEmail escondido; Javascript é necessário.
Sua instituiçãoUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia Uesb
Sua titulaçãoDoutor
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
Proposta de Paper
Área Temática16. História
Grupo TemáticoBolivia. De la guerra del Pacífico al Estado Plurinacional
TítuloA Construção do Estado Plurinacional na América do Sul: Equador e Bolívia, um estudo comparativo.
Resumo

O final do século XX é marcado não apenas pela consolidação de governos neoliberais na América Latina, como também, pela ascensão de movimentos sociais de resistência a tais políticas, com destaque para o fortalecimento dos movimentos indígenas. Os grupos indígenas aparecem como protagonistas, não apenas com uma postura de resistência e defesa dos seus valores históricos e características culturais, mas também se apresentando, de forma consistente, como agente propositor de projetos em defesa de uma nova estruturação da sociedade à qual estão inseridos.
Parcela significativa desse setor tem reivindicado não apenas uma posição de isolamento e preservação sociocultural, mas, também, vem se posicionando como sujeitos ativos que, “inseridos” nas chamadas sociedades nacionais, se sentem no direito de apresentar alternativas à forma como essa sociedade os contempla, bem como o lugar concebido a eles pelo modelo político vigente.
Dentro desse contexto, é que surge o projeto de Estado Plurinacional, que, especialmente no Equador e na Bolívia, passou a fazer parte da pauta política desses países, se constituindo como uma das propostas mais inovadoras de alteração das estruturas políticas e dos respectivos sistemas constitucionais desses Estados. Esta pesquisa tem com objetivo, traçar um estudo comparativo entre essas duas experiências históricas, buscando compreender as semelhanças e diferenças entre esses dois casos.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • Movimento Indígena; Estado Plurinacional; EQuador; Bolívia