NomeMárcio Souza Gonçalves
InstituiçãoUniversidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ
Área Temática16. História
Grupo TemáticoHistória dos Livros e dos Textos
TítuloAudiolivros e textualidades: o projeto acústico-editorial

Discute-se a ideia de projeto acústico-editorial, projeto que envolve a organização material de audiolivros, em seus processos de produção, a partir das diversas agências. O termo tem sido explorado como alternativa a denominações frequentemente utilizadas nos estudos das obras literárias em áudio como “tipografia sonora” ou “design sonoro”. A primeira expressão limita o estudo da relação desse formato sonoro com o campo do livro, enquanto a segunda se revela insuficiente para tratar de um amplo conjunto de ações editoriais que configuram as obras em áudio. Nossa proposta conceitual de projeto acústico-editorial permite uma melhor abordagem do audiolivro enquanto dispositivo midiático e contribui para evidenciar a especificidade da materialidade audiolivresca ao aproximá-la da discussão das textualidades. Além disso, a ideia de projeto acústico-editorial permite complexificar a relação entre ouvintes e audiolivros, pois evidencia os elementos materiais das obras colocando-os em um campo de intencionalidade editorial, alargando as possibilidades para se entender a complexidade da produção de sentido na experiência da audioleitura. Considerando as transformações vivenciadas pelo campo editorial e a diversificação dos formatos textuais e das plataformas de consumo, abordamos os audiolivros partindo de uma ideia ampliada de texto proposta por McKenzie e em diálogo constante com os campos da História da Leitura e do Livro e com os Sound Studies.

• Textualidades
  • Projeto acústico-editorial