NomeRafael Michalski
Sua instituiçãoEscola de Ciência da Informação – Universidade Federal de Minas Gerais ECI/UFMG
Sua titulaçãoMestrando
Nome completoFabrício José Nascimento da Silveira
InstituiçãoEscola de Ciência da Informação – Universidade Federal de Minas Gerais ECI/UFMG
Área Temática16. História
Grupo TemáticoHistória dos Livros e dos Textos
TítuloPráticas de leitura em tempos de pandemia: um estudo a partir de três experiências no espaço digital

Entre os impactos gerados pela pandemia de Covid-19 está o fechamento, como medida de contenção da doença, de inúmeros espaços vinculados ao livro e à leitura, tais como bibliotecas públicas, livrarias e centros culturais. Em decorrência disso, uma série de iniciativas centradas em promover o livro e a leitura foram delineadas e implementadas, muitas delas inscritas no ambiente digital. É o caso, por exemplo, da disponibilização de contos, novelas e obras inéditas por parte de editoras e autores em redes sociais ou em plataformas virtuais de produção e compartilhamento de conteúdos. Atentando para tais aspectos, a presente proposta de trabalho objetiva analisar, em consonância com o conceito de social reading, como a leitura tem sido praticada nas redes sociais e que possibilidades de interação – entre leitores, textos e autores – têm sido potencializadas nesses espaços. Em termos empíricos visa investigar ações efetivadas em 3 (três) plataformas distintas, quais sejam: a leitura no Twitter a partir da observação das dinâmicas motivadas pela publicação, por meio de tweets, de um conto de R. L. Stine; a leitura no Facebook utilizando-se a interface do messenger para criar um conto interativo, empreendimento mobilizado pela editora Darkside Books; e a leitura no Instagram, mais especificamente a proposta de se publicar micro contos valendo-se de imagens e textos divulgados no perfil da plataforma de leitura online Bilbbo. A coleta e análise dos dados levará em consideração as diretrizes metodológicas de uma pesquisa netnográfica, tendo por referência prints de comentários e textos suscitados pelas interações estabelecidas pelos e entre os leitores com as obras em questão ao longo do mês de abril de 2020.

• Práticas de leitura
  • Pandemia