NomeMARILIA BARCELLOS
InstituiçãoUniversidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ
Área Temática16. História
Grupo TemáticoHistória dos Livros e dos Textos
Título“Dê play e ouça o livro”: um panorama do campo editorial brasileiro de audiobooks

Embora número par, 2020 foi um ano ímpar. Diante do Covid-19, fomos levados a refazer a rotina. A pandemia também mudou hábitos de consumo, e isso inclui o de leitores que despertaram para novas experiências de leitura, em meio às quais encontra-se o audiobook. Ele teve seu consumo aumentado entre 2016 e 2019, segundo demonstram os resultados da pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Sindicato Nacional de Editores (SNEL) e a Nielsen Book, e divulgados em agosto de 2020. E suas vendas, durante os primeiros meses da pandemia, viram um aumento de até 200%. Torna-se relevante, portanto, conhecer como esse mercado surgiu e se desenvolveu no Brasil e qual o perfil das empresas que operam no cenário atual de produção, de circulação e consumo, perfazendo um olhar sobre alterações no campo editorial. Como referencial teórico para este estudo, é adotada a perspectiva do sociólogo norte-americano John B. Thompson (2013), centrada nos conceitos bourdianos de campo. Ao propor identificar os agentes que atuam nessa cadeia produtiva, a investigação aponta para uma cartografia da indústria de audiobooks no Brasil, ao possibilitar mapear o panorama no qual está inserido. Para este fim, utilizaremos dados de pesquisas do setor livreiro ampliados por entrevistas com agentes do campo. Com este estudo, identifica-se o surgimento do produto audiobook no país e, a partir da análise de levantamentos de produção e consumo disponíveis, percebe-se como seu campo se constitui, uma vez que esse formato revela um sintoma de mudança no sistema editorial mundial.

• campo editorial
  • audiobook
  • produção, circulação e consumo
  • livro