AutorFernanda Lima
Co-autorFERNANDA NEJA ALVES DE LIMA
Instituição co-autorINSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
Área Temática08. Educação
TítuloUSO DO PROGRAMA MODELLUS NA MODALIDADE DE LABORATÓRIO VIRTUAL NO ENSINO DE FÍSICA

As Tecnologias de Informação e Comunicação são recursos que podem ser utilizados como materiais didáticos, auxiliando na prática pedagógica, aproximando o estudante da sua
realidade, sendo um grande diferencial e inovador didático para o ensino. Um programa que pode ser utilizado é o Modellus, pois é gratuito e de fácil acesso na internet. Portanto a
presente pesquisa trata de uma proposta que visa analisar como o programa Modellus utilizado como laboratório virtual pode contribuir para o ensino de Física. Nesta perspectiva a
pesquisa buscou investigar a inserção das TIC´s no ensino e suas contribuições, as formas de utilização do programa Modellus nas práticas pedagógicas, bem como suas contribuições e limitações como laboratório virtual no ensino de Física. A implementação da pesquisa contou com intervenções didáticas de quatro aulas em duas escolas públicas, com a participação de 47 estudantes e 2 professores. Para o desenvolvimento das atividades foram elaborados tutoriais com materias didáticos sobre o uso do programa. As análises da pesquisa foram realizadas por meio de atividades experimentais, na qual os estudantes resolviam exercícios por meio do uso do programa Modellus de forma investigativa. Ainda foram utilizados para análise, questionários aplicados com os discentes e docentes ao término da intervenção, bem como a interação e observação de todo o desenvolvimento da proposta. Com esta pesquisa foi possível elencar que a utilização do programa Modellus auxilia na contextualização dos conhecimentos e articulação da teoria à prática, que melhora a relação e o diálogo entre discente e docente, criando um espaço de aprendizagem mais interativo e autônomo. Possibilita ainda o desenvolvimento de atividades experimentais e criação de ambientes virtuais de aprendizagem, tendo em vista as inúmeras dificuldade que permeiam os espaços escolares, como a falta de materiais e laboratórios didáticos.

• Ensino de Física
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem