AutorTalita Magnolo
Co-autorJames Green
Instituição co-autorBrown University
Área Temática09. Estudos Culturais
TítuloAs revistas especializadas: o mercado editorial no Brasil e nos Estados Unidos dos anos 1950,1960 e 1970

Este GT receberá trabalhos que realizem estudos e pesquisas sobre as revistas especializadas que surgiram nas décadas de 1950, 1960 e 1970, no Brasil e nos Estados Unidos. É nosso interesse gerar debates de cunho historiográfico, analítico e comparativo entre os mercados editoriais brasileiro e norte-americano. As revistas especializadas em rádio, cinema, fotonovelas e, especialmente, em televisão, fizeram história ao criarem uma nova forma de falar sobre TV e por trazerem, de forma inovadora, a programação televisiva impressa em suas páginas. Estes impressos são considerados de grande importância histórica pois valorizaram na íntegra assuntos e temas sobre televisão e criaram uma nova forma de comunicar e se relacionar com outras mídias.

Devem ser submetidos artigos que dialoguem com os seguintes temas:
• Abordagem de cunho historiográfico sobre as revistas especializadas em TV
• Estudos comparativos entre revistas
• Análises de discurso ou de conteúdo sobre revistas especializadas em TV
• Pesquisas de caráter quantitativo e qualitativo referentes aos impressos especializados em TV
• Abordagens através dos Estudos Culturais
• Estudos de reportagens, publicidades e/ou seções fixas

Palavras-chave: Revistas especializadas em TV; 1950; 1960; 1970; Brasil; Estados Unidos.

• Revistas especializadas
  • Décadas de 1950;1960 e 1970
  • Memória dos meios de comunicação
  • Brasil