NomeClóvis Gorczevski
Área Temática07. Direitos Humanos e Cultura da Paz
Grupo TemáticoPolíticas públicas, Derechos humanos y protección social
TítuloA PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA LATINA EM TEMPOS SOMBRIOS

A problematização dos instrumentos e mecanismos de concretização dos direitos humanos no atual cenário político, econômico e social latino-americano mostra-se de extrema necessidade, sobretudo, em ambientes onde sopram ventos em desfavor do Estado Democrático e Social de Direito. Neste contexto, o presente estudo tem por finalidade traduzir os direitos humanos na América Latina sob a perspectiva da trajetória de lutas na construção, manutenção e aperfeiçoamento do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos. Sendo assim, questiona-se: como se manifestam os desafios presentes e as perspectivas futuras à proteção dos direitos humanos nos territórios latino-americanos ao analisar a trajetória de lutas na construção, manutenção e aperfeiçoamento do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos? O caminho metodológico será oportunizado pela pesquisa bibliográfica de natureza exploratória-descritiva e de caráter quantitativo e qualitativo e, também, pelo materialismo-dialético enquanto método e percurso da produção do conhecimento. A construção do capítulo será estruturada em dois capítulos, no qual: o primeiro abordará os direitos humanos enquanto conjunto de lutas sociais e processos contraditórios de conquistas para que no segundo capítulo possam ser apresentadas questões fundantes do sistema de proteção dos direitos humanos nas Américas e suas vinculações atuais com os direitos humanos. Como conclusão preliminar é possível afirmar que o Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos revela seu papel nuclear na garantia da manutenção da dignidade das pessoas ao proteger e promover os direitos humanos a níveis históricos jamais vistos, mesmo em contextos obscuros.

• América Latina
  • Desafios e perspectivas
  • Direitos humanos
  • Sistema interamericano
Correções sugeridas

Sugeste-se adequar "A construção do capítulo será estruturada em dois capítulos, no qual: o primeiro abordará os direitos humanos enquanto conjunto de lutas sociais e processos contraditórios de conquistas para que no segundo capítulo possam ser apresentadas questões fundantes do sistema de proteção dos direitos humanos nas Américas e suas vinculações atuais com os direitos humanos.", substituindo "A construção do capítulo será estruturada em dois capítulos" por "A construção do trabalho (ou artigo) será estruturada em duas seções".

Sugere-se associar a abordagem com a educação para a cultura da paz, também inserindo cultura da paz nas palavras-chave.