NomeMandava Brito Simango
Sua instituiçãoUniversidade Beira Interior UBI
Sua titulaçãoDoutorando
País de origem do autorMoçambique
Nome completoFátima Simões
TitulaçãoPós-Doutorado
País de origem do co-autorPortugal
InstituiçãoUniversidade Beira Interior UBI
Área Temática08. Educação
Grupo TemáticoEducação, Movimentos Sociais e Questões Indígenas na Amazônia
Título“Processos de ensino e de aprendizagem no Ensino Superior em Moçambique: o caso da Universidade Pedagógica”.

Mandava Brito Simango, Universidade Beira Interior e-mail:simango13@yahoo.com.br
Maria de Fátima Simões, Universidade Beira Interior. Labcom - UBI e-mail:
simoesfati@gmail.com

A pesquisa em educação voltada para o ensino e aprendizagem tem crescido acentuadamente nos últimos anos, apresentando uma diversidade de abordagens teóricas e metodológicas, de objetos de estudo e de resultados. A presente pesquisa tem como objetivo central compreender a forma como professores e alunos da Universidade Pedagógica de Moçambique organizam os seus processos de ensino e aprendizagem, respetivamente. O conhecimento das suas estratégias, processos e recursos de ensino e aprendizagem permitirá aumentar a eficácia da ação pedagógica, enriquecendo o próprio processo de mudança e a convergência estrutural da mesma Universidade. Assim, colocam-se as seguintes questões de pesquisa: Que conceções têm os professores sobre as estratégias de ensino e aprendizagem no ensino superior? E, qual é a influência dessas conceções nas práticas de ensino e aprendizagem? Para responder a essas questões, realizar-se-á um estudo empírico com abordagem qualitativa a partir de entrevista semiestruturada aplicada a Professores e alunos, Espera-se que as conceções dos professores e dos alunos sobre o ensino e aprendizagem possam influenciar a seleção de estratégias e práticas de ensino, bem como as estratégias de aprendizagem dos alunos.

Abstract
Education research focused on teaching and learning has grown markedly in recent years, presenting a diversity of theoretical and methodological approaches, objects of study and results. The main objective of this research is to understand how teachers and students at the Pedagogical University of Mozambique organize their teaching and learning processes, respectively. The knowledge of its teaching and learning strategies, processes a

• Estratégias de ensino e aprendizagem no ensino superior