Dados do autor
NomeRosangela Silva
E-mail do autorEmail escondido; Javascript é necessário.
Sua instituiçãoUniversidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA
Sua titulaçãoPós-Doutorado
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
Proposta de Paper
Área Temática03. Arte e Patrimônio Cultural
Grupo TemáticoHistoria del arte y la estética de las Américas: global y local
TítuloBordalo, Borgomainerio e Faria: Encontros caricaturais na Imprensa Ilustrada Oitocentista Brasileira.
Resumo

A maioria das pesquisas acerca da imprensa ilustrada no século XIX no Brasil está voltada para o estudo dos ilustradores e ou das publicações individualmente. Poucos aprofundam suas análises em torno das colaborações e intercâmbios dos artistas e das publicações. No entanto, a imprensa ilustrada brasileira foi palco do encontro de inúmeros criadores das artes gráficas. Em um ambiente jornalístico em expansão, favorecido pelo desenvolvimento de técnicas de reprodução de imagens, artistas, brasileiros e estrangeiros, construíram um espaço criativo de compartilhamentos, aprimoramento e competição. Nesta proposta busca-se avançar nos estudos comparativos acerca dos diálogos e colaborações entre alguns desses artistas. Serão discutidos alguns aspectos do encontro do português Rafael Bordalo Pinheiro (18-1905), do italiano Luigi Borgomainerio (ca.1834-1876) e do brasileiro Cândido Aragonês de Faria (1849-1911). Bordalo chegou ao Brasil em 1875 para atuar no periódico O Mosquito (1869-1877), Borgomainerio havia chegado um ano antes para ilustrar A Vida Fluminense (1868-1875) e Faria já atuava na imprensa Ilustrada desde final dos anos 1860, tendo sido o primeiro ilustrador d’O Mosquito para o qual retornaria no final de 1875. Independente de todos terem atuado na mesma publicação (apenas Bordalo e Faria atuaram juntos), parece existir elementos de processos criativos, citações e competição que merecem ser analisados a fim de aprofundar o entendimento acerca dos trânsitos, conexões e construções visuais e estéticas compartilhadas. Outro elemento a ser considerado nesta proposta é pensar os “intercâmbios multilaterais” (COMPAGNON, 2005) propostos por Olivier Compagnon quando propõe o conceito de Transferência cultural para analisar as relações entre Europa e América Latina. Entende-se que a relação entre artistas estrangeiros e brasileiras devem ser pensadas para além de perspectivas hierárquicas que marcaram os estudos históricos entre o “velho” e o “novo mundo”, mas enfa

Palavras-chave
Palavras-chave
  • Imprensa Ilustrada
  • Brasil século XIX
  • Intercâmbios multilaterais
  • Transferência Cultural