NomeTatiane de Oliveira Elias
Sua instituiçãoUFSM UFSM
Sua titulaçãoDoutor
Área Temática03. Arte e Patrimônio Cultural
Grupo TemáticoHistoria del arte y la estética de las Américas: global y local
TítuloTropicália: Alegoria da cultura brasileira

Esta comunicação aborda a instalação Tropicália de Hélio Oiticica, 1967, exposta pela primeira vez no evento Nova Objetividade Brasileira, no MAM - Rio de Janeiro. A Tropicália é a primeira obra de arte ambiental de Oiticica, sendo, segundo ele, a primeira tentativa de uma teoria da Nova Objetividade, criada por ele de forma independente, sem a influência da arte europeia ou norte-americana; Tropicália se refere à estrutura de construção da favela e à construção das tradicionais cabanas indígenas no Brasil.
O tema das favelas tem sido frequentemente abordado na tradição da arte como algo autenticamente brasileiro, seja na pintura, fotografia, cinema ou literatura. O primeiro trabalho de Oiticica inspirado na favela foi sua série Parangolés. Nela, há a utilização de diversos materiais reaproveitáveis para criar uma obra de arte vestida pelos passistas da escola de samba Mangueira. Com seus Parangolés, em que o participador vestia a capa e dançava ao som do samba, Oiticica quis fazer um experimento visual , colorido e junto com os moradores da favela, integrando não apenas um contexto político em sua arte, mas também uma crítica social da pobreza.
Na Tropicália, Oiticica faz uma alegoria do Brasil. A obra se vincula à cultura brasileira e aos símbolos e estereótipos nacionais, bem como à questão da identidade e retoma a tese do manifesto antropofágico de Oswald de Andrade. Oiticica disse que, ao criar o termo Tropicália, não tinha ideia de que a Tropicália criou um panorama cultural geral de diferentes disciplinas, como teatro, música pop, cinema e artes visuais, além de ter inspirado a vanguarda. O artista utilizou, nesta obra, uma nova linguagem artística que trabalhou com os sentidos do espectador, colocando-o em um lugar diferente, ou seja, o do participante da obra de arte. A criação da instalação Tropicália foi importante tanto no contexto da demanda por uma cultura brasileira própria como na criação do movimento Tropicalismo.

• Arte Brasileira
  • Oiticica