NomeWilian Focca
TitulaçãoDoutorando
InstituiçãoCentro Universitário UniFacig UNIFACIG
Área Temática03. Arte e Patrimônio Cultural
Grupo TemáticoHistoria del arte y la estética de las Américas: global y local
TítuloAs estéticas das fazendas de café brasileiras enquanto produto da disputa colonizador/colonizado e seus critérios de preservação

As fazendas de café brasileiras compõem um cenário de grande valor cultural e arquitetônico na américa latina, visto que, o país é responsável por um terço da produção mundial. Mesmo as fazendas refletindo características herdadas de seus colonizadores e carregando uma dependência eurocêntrica, que se espalha pelo país, principalmente nas regiões produtoras de café. Com o passar dos anos e com das adaptações às necessidades locais, as características das fazendas, mesmo ainda seguindo tendências europeias, passam a carregar aspectos mais regionais, como a locação das construções ao redor do “casarão”, ou até mesmo a forma de plantação dos cafezais, caracterizando a formação cultural e artística, bem como a identidade local, fazendo parte da história das américas. Com base nessas informações, o objetivo desse trabalho é apresentar e discutir as fazendas cafeeiras brasileiras, enquanto uma combinação das características europeias e nacionais, enfatizando que os critérios de preservação ainda focam nos elementos de matriz eurocêntrica. Para isso, realizou-se pesquisas bibliográficas acerca do desenvolvimento desses conjuntos de edificações rurais e buscou-se dados referentes aos tombamentos dessas edificações pelo IPHAN no cenário brasileiro. Verificou-se que normalmente as edificações com características arquitetônicas que refletem a identidade local são preteridas em comparação com as edificações de estilo colonizador.

• arquitetura
  • patrimônio cultural