NomeAlessa Santos
InstituiçãoUniversidade do Estado da Bahia Uneb
Área Temática14. Estudos Sociais
Grupo TemáticoDireitos Humanos, Envelhecimento, Políticas Públicas
TítuloA SOLIDÃO SOCIAL ENFRETADA PELA PESSOA IDOSA E OS PERCALÇOS PARA INSERÇÃO NO ESPAÇO CIBERNÉTICO

O decurso trilhado pelo corpo social na contemporaneidade guiado pela globalização e a digitalização dos espaços abrem margens para a seletividade que estas áreas geram. E de fronte a este cenário, o envelhecimento populacional provoca ao estado o desafio de garantia do direito dos idosos, com ênfase em sua dignidade e integridade. Haja vista que, o cenário global sofre predominação do efeito globalístico e o sistema econômico capitalista, e no tocante ao caso específico da população idosa, envolve-se com elementos de ordem social-cultural, como a discriminação, negligência e ainda assim, as relações intrafamiliar. Posto nesta panorâmica, é necessário a conscientização de que, três em cada dez brasileiros terão 60 anos ou mais a partir de 2050 (IBGE, 2019). Em face deste, é necessário do governo brasileiro uma adequação para o acolhimento desta terceira idade que começa a se sobressair e necessita de adaptação, principalmente, perante a inserção destas novas tecnologias sociais, que promovem uma nova ordem social. Situado nestas ações, destaca-se o Estatuto do Idoso, que independentemente de sua publicação, que ocorreu há quase dez anos, locomove-se em marcha lenta na sua efetividade. A julgar por, os direitos da pessoa idosa apesar de conquistados, depara-se com impasses para suas garantias fundamentais, tanto pela inoperância do Estado, quanto pela indiferença do cidadão para o idoso. Nesta conjuntura, o presente estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental. No que se refere aos métodos de conhecimento, foram empregados os métodos dedutivo, indutivo e analítico-sintético. Optou-se, pela análise de caráter qualitativo, examinar, compreender e estudar questões que são norteadas pelos direitos humanos, e que tocam a esfera digital, que tangem como a solidão na terceira idade que em generalidade provoca exclusão, podem gerar inclusão a partir das práticas sociais de atendimento ao idoso permeadas pelo campo digital, incentivadas por políticas públicas.

• Envelhecimento
  • Políticas Públicas