NomeFabricio Pereira da Silva
Sua instituiçãoUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO
Sua titulaçãoPós-Doutorado
Área Temática15. Filosofia e Pensamento
Grupo TemáticoLa Circulación de Ideas en el Sur Global (Siglos XX y XXI): intelectuales, agendas, instituciones, redes, financiamientos
TítuloO mundo que o português explorou: notas sobre a circulação do conceito de Lusotropicalismo

Este trabalho apresenta algumas notas de pesquisa sobre a circulação do conceito de Lusotropicalismo. Ele foi originalmente elaborado dos anos 1930 aos anos 1950 por Gilberto Freyre, para entender a civilização que estaria se formando nas áreas tropicais colonizadas pelos portugueses. No princípio da década de 1950 tornou-se a ideologia oficial do colonialismo português. Finalmente, ao longo dos processos de descolonização foi assumido como o conceito a ser desconstruído pelos críticos do colonialismo em Portugal e nas colônias africanas, constituindo-se na tese a ser negada por pensadores africanos anticoloniais como Eduardo Mondlane e Amílcar Cabral. Desse modo, se trata de um conceito originado no Brasil, positivamente apropriado (com consentimento de seu autor) por um Império colonizador em decadência, e desse modo tornado o “outro” a ser negado por seus colonizados. Realizou com isso uma longa e inusual viagem entre periferias globais e um centro decadente. Pode ser entendido também como um dos muitos “pan-ismos” (formulação de Eduardo Devés) originados no século XX, que ainda encontra ressonâncias em iniciativas como a Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

• Gilberto Freyre
  • Lusotropicalismo