AutorMárcia Silva
Sua instituiçãoUniversidade Estadual do Centro-Oeste (Paraná) Unicentro
Co-autorAdélia Veronica Silva
Instituição co-autorUniversidade de Lisboa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - IGOT
Área Temática13. Estudos Políticos
TítuloEstudos políticos e migraçoes: as imobilidades e as escalas de poder

A proposta de Grupo de Trabalho tem por objetivo refletir sobre as dinâmicas espaciais que caracterizam o mundo contemporâneo, em especial relacionadas às diversas formas de poder e mobilidade/imobilidade territorial, perpassadas por políticas nacionais restritivas e promotoras de conflitos de toda ordem. Em meio ao ideal do fim das fronteiras, novas barreiras se erguem, revelando outros paradoxos de nosso tempo.

Ementa: Pluralidade do conceito de poder e as relações de poder nas ciências sociais. O território, a territorialidade e as escalas territoriais. Os sujeitos e o poder em modos inter e multiescalar. Os sujeitos migrantes e as resistências territoriais (fronteiras). Os sujeitos migrantes e os conflitos na produção de contrapoderes e de contra espaços. Os territórios da espera e as imobilidades.

Dessa forma, são esperados trabalhos propostos por pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que contribuam com a socialização e a reflexão sobre o processo de construção do conhecimento no âmbito das ciencias sociais, bem como que evidenciem as resistências/resiliências territoriais e os poderes/contrapoderes, numa perspectiva multiescalar.

• Escalas de poder
  • conflitos