NomeLucilene Schunck Costa Pisaneschi
Sua titulaçãoDoutor
Área Temática16. História
Grupo TemáticoInfancia y sus múltiples historias en las Américas y Caribe
TítuloO Grande Golias e os pequenos Davis Fetichização e resistência na construção das subjetividades infantis

A presente comunicação tem como objetivo apresentar uma pesquisa realizada com 27 crianças entre 04 e 05 anos em uma instituição pública de educação infantil da cidade de São Paulo, Brasil, entre 2018 e 2019. Nela buscou-se compreender as influências das relações socioculturais tecidas neste tipo de instituição na construção da subjetividade infantil. A investigação, de caráter qualitativo, teve como arcabouço teórico-metodológico a Teoria Crítica frankfurtianas, em especial, a dialética negativa adorniana. O percurso investigativo contou com um estudo histórico associado a uma investigação empírica. O primeiro, fez um resgate das imagens de criança e de infância que têm sido, hegemonicamente, produzidas no campo social brasileiro, sobretudo, na cidade de São Paulo. A empiria, realizada ao longo de 08 meses em uma escola de educação de crianças, primou pela escuta dos pequenos por meio de diferentes formas de expressão configurando-se em uma pesquisa participante. O estudo nos permitiu compreender como os mecanismos de fetichização, presentes no capitalismo brasileiro, vêm mantendo regredido o processo de reificação das crianças, ao mesmo tempo, em que estas, em meio à regressão constroem formas de subversão e resistências.

• Criança; Educação infantil; Infância; Subjetividade; Teoria Crítica