NomeAlberto Mbaraka Miri Vogado
Nome completoClovis Antonio Brighenti
Instituiçãouniversidade Federal da Integração latino Americana UNILA
Área Temática01. Antropologia
Grupo TemáticoGrandes obras de desarrollo y pueblos indígenas: violencias, impactos y resistencias
TítuloMemórias de nossos Xamói e Xejaryi do Tekoha Ocoy sobre a Itaipu Binacional

O Itaipu sempre foi um dos “inimigos” principais dos indígenas Ava-Guarani. Desde a época dos nossos avós até os dias atuais o mesmo, trabalha em prol dos colonizadores, seja para desocupação de terras tradicionais, seja para doação de títulos de terras pertencentes aos Ava-Guarani. Um dos grandes feitos dessa empresa foi o alagamento de grande porção de terras indígenas com a construção de usina hidrelétrica de Itaipu, mesmo com as contrariedade dos indígenas, e isso não acarretou nenhum tipo de indenização em favor dos indígenas, os Ava-Guarani se viam obrigados a se estabelecerem em alguns porções mínimas de terras que não apresentavam nenhum tipo de riquezas naturais. Queremos nesse evento contar as histórias que ouvimos dos mais velhos e aquilo que sentimos como membro da comunidade Ocoy ao longo desses 38 anos de existência do lago, os sofrimentos, as lutas e as esperanças.

• Guarani
  • Itaipu