AutorEduardo Val
Co-autorMario Luis Gambacorta
Instituição co-autorFacultad de Derecho/Universidad de Buenos Aires
Área Temática18. Migrações
TítuloOS FLUXOS MIGRATÓRIOS DE INTELECTUAIS NA IBEROAMÉRICA: A CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE REDES CIENTÍFICAS E ACADÊMICAS

Crises econômicas e grandes conflitos bélicos, de forma separada ou conjunta, são dois dos principais fatores que geram fluxos migratórios. Este grupo pretende focar nos fluxos migratórios posteriores ao primeiro grande conflito internacional do século XX, I Guerra Mundial, que provocou a migração de milhares de pessoas que atravessaram fronteiras para encontrar sobrevivência e garantir um futuro. Com a Segunda Guerra Mundial estes fluxos migratórios se incrementaram, fundamentalmente no que diz respeito ao fluxo transatlântico no sentido Europa-América, porém, as graves crises políticas e econômicas decorrentes de governos autoritários na América Latina geraram, à partir da década de 60 do século passado, o fenômeno de fluxos migratórios de sentido contrário, América Latina-Europa, incluindo os chamados “fluxos de retorno” que provocaram migrações de europeus e seus descendentes de primeira e segunda geração que retornaram ao velho continente. Selecionamos o seguimento de intelectuais dentre àqueles que integraram estes fluxos, entendendo estes como aqueles homens e mulheres que se dedicaram exclusivamente à vida acadêmica e científica ou a produção intelectual entendida no sentido amplo, abrangendo toda a forma de produção cultural. Estudar e analisar a composição destes grupos quantitativa e qualitativamente, as redes de produção acadêmica, intelectual e científica que construíram, assim como as características desta produção condicionada por sua origem e mecanismos de integração e adaptação são os objetivos principais deste grupo. Pretende-se proporcionar um espaço amplo de debates interdisciplinares, basicamente no âmbito das ciências sociais e aplicadas. Recortamos geograficamente nossa análise aos fluxos que envolvem iberoamérica por serem eles tradicionais e constantes, envolvendo sujeitos inseridos dentro do espaço hispano-luso-americano.

• fluxos migratórios
  • migrações