NomeGabriela Freire
Sua instituiçãoUniversidade de São Paulo USP
Sua titulaçãoDoutorando
Área Temática03. Arte e Patrimônio Cultural
Grupo TemáticoPrácticas de coleccionismo; identidades móviles, circulación de objetos y saberes disciplinados
TítuloA arte kadiwéu e os critérios do colecionismo realizado pelo Serviço de Proteção ao Índio (SPI)

A apresentação terá como foco os processos de constituição de duas coleções etnográficas kadiwéu guardadas em museus brasileiros: as coleções de Harald Schultz, que estão divididas entre o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), o Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP) e o Museu do Índio, localizado no Rio de Janeiro; e a coleção de Darcy e Berta Ribeiro, também do Museu do Índio. Todas essas coleções foram formadas nos anos 1940 (a de Harald Schultz data de 1942, e a de Darcy e Berta, de 1948), quando a Seção de Estudos do extinto Serviço de Proteção ao Índio (SPI) - órgão que deu origem à atual Fundação Nacional do índio (FUNAI) - realizava incursões a diversos territórios indígenas com o intuito de documentar a cultura material e imaterial dessas populações. Nessas duas ocasiões, o SPI financiou a ida dos pesquisadores à Serra da Bodoquena, localizada no estado do Mato Grosso do Sul, no centro-oeste brasileiro, onde habitam os Ejiwajegui (à época conhecidos como Kadiwéu), além de incentivar a compra de objetos e o registro imagéticos de técnicas de manufatura, festas e cantos. Por meio do histórico da formação dessas coleções, espera-se discutir temas mais amplos, como as formas de colecionismo incentivadas pela instituição na primeira metade do século XX, e temas mais específicos, voltados ao estudo da arte kadiwéu. Nesse sentido, a apresentação refletirá acerca de questões como: até que ponto o colecionismo realizado pelo SPI ajudou a determinar algumas características da arte kadiwéu produzida até hoje? Em que medida essas coleções são utilizadas hoje pelos Kadiwéu para revitalizar as práticas de cerâmica e de pintura facial e corporal, entre outras? Em suma, o trabalho terá como objetivo refletir acerca do colecionismo realizado no Brasil na primeira metade do século XX, além de discutir quais são os papeis das coleções constituídas nessa época até os dias atuais.

• Ejiwajegui
  • Kadiwéu