NomeMaria Eta Vieira
Sua instituiçãoUniversidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA
Sua titulaçãoDoutor
País de origem do autorAfeganistão
Nome completoDelmira de Almeida Peres
TitulaçãoMestre
InstituiçãoColégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo
Área Temática08. Educação
Grupo TemáticoPovos indígenas, desafios contemporâneos e a construção de novos saberes: experiências de indigenização da universidade e da escola
TítuloFronteiras que unem: história de vida de uma professora indígenas

Este trabalho tem como objetivo descrever a trajetória de vida de uma professora desde o seu nascimento em uma aldeia guarani até sua atuação profissional em diferentes aldeias da região da fronteira trinacional Argentina, Brasil e Paraguai. Sua relação com os pais e familiares na aldeia e com pessoas não indígenas em escolas e nas cidades. Seu espaço de existência entre culturas e costumes indígenas e culturas e costumes dos brancos tanto no que se refere às diferentes formas de construção de imaginários e realidades quando ao uso das línguas e à relação com a natureza e com a espiritualidade. Esta trajetória de vida serve de pano de fundo para parte da história da Educação escolar indígenal, os documentos oficiais brasileiros e internacionais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI), a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas (DNUDPI), a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos (DUDL) e mais recentemente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Narrativa de lutas em defesa dos direitos de seu povo a uma educação escolar indígena diferenciada que valorize as especificidades das nações indígenas, suas características e saberes. Uma educação que congregue as práticas e revitalize o ensino e a aprendizagem na Tekoha indígena de forma integrada com e Escola. Os conhecimentos tradicionais devem ser ensinados e praticados pois o aprendizado ocorre em todos os espaços da aldeia desde a casa de reza até a beira do rio ou a Escola. Os princípios da Educação Indígena partem da própria cultura que propicia o diálogo com as tradições, mantém e fortalece a língua materna. Ao analisar a trajetória de vida dessa professora e os documentos disponibilizados fica evidente que a Educação Escolar Indígena precisa ser protagonizada pelos própios indígenas.

• Saberes Indígenas
  • Educação Escolar Indígena