NomeBenedicto Patrão
TitulaçãoGraduado
InstituiçãoUniversidade Federal Fluminense UFF
Área Temática16. Historia
Grupo TemáticoCirculación de ideas, saberes e imaginarios en Latinoamérica, 1850 - 1950
TítuloO RIO DE JANEIRO DE MACHADO DE ASSIS: HIGIENE, LUGARES E FORMAS DE CONVIVÊNCIA

A partir dos principais personagens descritos nas obras do escritor Machado de Assis, em especial quanto às formas de apreensão e usufruto que os mesmos exerciam sobre o espaço de convivência, o propósito deste trabalho consiste em analisar a importância da introdução da concepção iluminista de cidade no território nacional, como fundamento para a afirmação do Estado Nacional e consequente início do processo de desfragmentação da figura do pater familias ao longo do Séc. XX. Afinal, com o objetivo de alcançar o ideal de beleza e civilidade inerente à cidade das luzes, a propagação da disciplina higiênica serviu como pano de fundo para dar novos contornos ao núcleo familiar (que doravante deveria servir ao Estado) e enfraquecer progressivamente a central figura do pai-proprietário. A reconversão das famílias ao Estado pela higiene se operou em estreita correspondência com o desenvolvimento do espaço urbano carioca. Pretende-se, portanto, analisar os subsídios históricos que possibilitaram tal mudança paradigmática, através da introdução da concepção iluminista de cidade no território nacional, analisando-se as correspondentes imbricações entre o discurso higiênico perpetrado ao longo do século XIX e a construção da norma familiar no Brasil.

• Machado de Assis
  • Rio de Janeiro