NomeALDOMAR RUCKERT
Nome completoCAMILO PEREIRA CARNEIRO FILHO
InstituiçãoUniversidade Estadual de Ponta Grosa UEPG
Área Temática11. Estudos de Fronteiras
Grupo TemáticoConflictos y desgobierno ambiental en las fronteras internacionales de América Latina.
TítuloPOLÍTICAS TERRITORIAIS NA UNIÃO EUROPEIA E NO BRASIL / AMÉRICA DO SUL Perspectivas contemporâneas de processos de integração

Neste artigo apresentamos uma visão interpretativa de um conjunto de contextos e políticas territoriais recentes, considerando-se a União Europeia e o Brasil em relação com os seus países vizinhos na América do Sul com o intuito geral de apontar para perspectivas contemporâneas de processos de integração. Indaga-se, como questão norteadora, quais seriam alguns “sentidos e os enigmas” de usos contemporâneos do território como abrigo e como recurso. Para responder ao problema de pesquisa adotou-se uma abordagem de síntese interpretativa a partir de investigações sistemáticas desenvolvidas em períodos relativamente longos entre 2013 e 2019. O artigo está organizado em dois tópicos principais, além da Introdução e Conclusão. São eles: i. políticas territoriais em contextos de incerteza na União Europeia e no Brasil / América do Sul e ii. algumas políticas direcionadas para o desenvolvimento regional e infraestruturas em duas regiões transfronteiriças emergentes, a do Iguaçu e a das Missões Jesuíticas, localizadas na Faixa de Fronteira do Brasil e as suas correspondentes zonas de seguridad da Argentina e do Paraguai.

• Políticas territoriais
  • Integração